Mar da Sibéria borbulha com metano e pode piorar aquecimento global

Cientistas da Rússia e dos EUA observaram as bolhas de metano, um gás-estufa poderoso, e seu vazamento em águas siberianas pode significar que um dos efeitos mais temidos do aquecimento global está em pleno curso.
O grupo liderado pelos russos Natalia Shakhova e Igor Semiletov, da Universidade do Alasca em Fairbanks e da Academia Russa de Ciências, afirma que metade das águas do mar do leste da Sibéria está supersaturada de metano em sua superfície.

Em alguns pontos, a concentração do gás é cem vezes maior que a esperada. Em outros, até mil vezes.

No verão, quando o mar descongela, o gás escapa para a atmosfera em bolhas, tão numerosas que podem ser detectadas por microfones na água.

O fenômeno foi mapeado por Shakhova e colegas entre 2003 e 2008, durante várias expedições ao mar do leste siberiano, uma região de 2 milhões de km2.

"A quantidade de metano saindo da Plataforma Ártica Leste-Siberiana é comparável ao total que sai de todos os oceanos da Terra", afirmou a cientista em um comunicado.”
Category: 0 comentários

O Brasil perde um dos seus mais importantes bibliófilos


Morreu no dia 28 de fevereiro 2010, em São Paulo, o bibliófilo José Mindlin. Ele tinha 95 anos e estava internado há cerca de um mês no hospital Albert Einstein. A morte foi causada por falência múltipla de órgãos.
Apaixonado por livros, José Mindlin começou sua biblioteca aos 13 anos.
Em 2006, Mindlin entrou para a Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a cadeira número 29, antes pertencente ao historiador e escritor Josué Montello.
José Ephim Mindlin nasceu em São Paulo em 8 de setembro de 1914. Formou-se em Direito em 1936, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Advogou até 1950, quando foi um dos fundadores e presidente da empresa Metal Leve S/A, empresa pioneira em pesquisa e desenvolvimento tecnológico próprio no seu campo de atuação. Em sua atividade empresarial desenvolveu grande esforço em prol do avanço tecnológico brasileiro e no processo de exportação de produtos manufaturados brasileiros.
Mindlin foi dono de uma das mais importantes bibliotecas privadas do país, que começou a formar aos 13 anos e, em 2006, doou cerca de 45 mil volumes, entre coleções e folhetos, para a Brasiliana USP, no campus da universidade, em São Paulo. em 2006, dando origem à Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.
Category: 0 comentários

Saúde

Consumo excessivo de refrigerantes acelera o envelhecimento, sugere estudo




Os altos níveis de fosfatos encontrados em refrigerantes e alimentos processados podem acelerar os sinais de envelhecimento, segundo especialistas da Universidade de Harvard, nos EUA. Em testes com camundongos, os pesquisadores descobriram que uma dieta rica em fosfatos pode aumentar a prevalência e a severidade de doença renal crônica, calcificação cardiovascular e atrofia da pele.

Avaliando os efeitos dos fosfatos na dieta de ratos que não tinham o gene klotho - cuja deficiência esta relacionada a níveis tóxicos de fosfatos no organismo dos roedores -, os pesquisadores observaram que aqueles alimentados com grandes quantidades de fosfatos morreram com até 15 semanas de vida, enquanto os ratos com dieta com menores níveis do nutriente viveram por 20 semanas, em média.

“Os humanos precisam de uma dieta saudável, e manter o equilíbrio dos fosfatos na dieta pode ser importante para uma vida saudável e para a longevidade”, disse o pesquisador Shawkat Razzaque. “Evite a toxidade do fosfato e aproveite uma vida saudável”, recomenda o especialista.


Category: 0 comentários

Dilma Rousseff Oficializa Pré-candidatura


Dilma Vana Rousseff (Belo Horizonte, 14 de dezembro de 1947) é uma economista e política brasileira,filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e atualmente é ministra-chefe da Casa Civil.
No dia 20 de Fevereiro de 2010 a ministra Dilma anunciou oficialmente a pré-candidatura à sucessão de Lula. Durante o discurso de 55 minutos Dilma citou o nome de Lula 12 vezes. O discurso de Dilma tinha três partes distintas:
Uma primeira, com acento sentimental, voltada para sua biografia e história política; Enfatizando que nasceu em Minas Gerais e fez carreira política no Rio Grande do Sul - citou versos do mineiro Carlos Drummond de Andrade e do gaúcho Mario Quintana.
A segunda, em que elencou os feitos do governo Lula, repetiu mais de uma vez que manterá o equilíbrio macroeconômico - tentando afastar a imagem de que poderia alterar a política econômica.
A última, enumerando desafios do futuro. Também disse ter "amadurecido" na vida, prometeu atenção especial ao meio ambiente e falou que avançará nas políticas sociais, com enfoque em mulheres, crianças e jovens.
Ao final, ela se emocionou ao citar nomes de antigos companheiros da resistência à ditadura.
Mas a sensação que ficou foi de uma pessoa insegura falta aquele pique de candidata, falta emoção. A Dilma apesar de ser o braço direito do governo Lula ainda falta experiência para governar nosso país.
Category: 0 comentários